Esse foi o primeiro texto estudado no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UnB, na disciplina A Psicologia e a
Construção do Conhecimento e vem de encontro com a pesquisa a respeito do ensino de Arte pautado na Metodologia Triangular de Ana Mae
Barbosa e na Base Nacional Comum Curricular de Arte para o Ensino
Fundamental I, refletindo acerca das maneiras pelas quais as crianças aprendem.
Ou seja, unindo Arte, Pedagogia e Psicologia Educacional.
Na primeira parte do texto, as autoras
apresentam a disciplina e discorrem sobre fundamentos básicos da Psicologia e
sobre o conceito de desenvolvimento humano e psicológico. Posteriormente, num
enfoque mais específico, começam as reflexões acerca das contribuições dessa
ciência no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de Artes. E é a partir de
então que o tema do texto se encaixa dentro de meu projeto de pesquisa,
pensando a educação artística como produção humana e cultural, historicamente
situada, que dá sentido e busca transformar as condições objetivas da vida
social e individual (MACIEL e PULINO, 2009, p. 13) e abordando conceitos
importantes para o professor, na sua função de promover o ensino e a aprendizagem,
onde as autoras falam dos estudos sobre o processo de tornar-se humano e da
identidade pessoal e social.
Nas páginas finais, as autoras discorrem
especificamente sobre as contribuições da Psicologia na formação do
arte-educador, destacando a escola como instituição que tem papel muito
importante na formação da identidade do indivíduo (e portanto deve-se
considerar a relação entre as pessoas que lá se estabelecem) e a Psicologia do
Desenvolvimento como um campo de investigação que estuda o indivíduo em seu
processo de tornar-se humano, de desenvolver habilidades e ralações ao longo de
sua vida, e a maneira como o aluno aprende, visando a promoção de sua
aprendizagem por meio do estudo do momento de desenvolvimento em que se
encontra, de sua idade e de seus interesses (MACIEL e PULINO, 2009, p. 20), que
possibilitará o planejamento e a execução de estratégias e avaliações
pertinentes, que atendam às necessidades dos alunos, visando o alcance dos
objetivos.
As autoras ainda salientam as questões históricas e
sociais que perpassam as reflexões a respeito da Arte, dizendo que professores
e alunos entram em contato com as produções artísticas das gerações anteriores,
interpretam-nas, enriquecendo seu imaginário, e criando suas próprias (MACIEL e
PULINO, 2009, p. 20), indo perfeitamente de encontro com as proposições de Ana
Mae Barbosa em seu discurso sobre a Metodologia Triangular, que prevê o ensino
da Arte pautado em três pilares: a História da Arte,
a leitura de obra e o fazer artístico.
Portanto, segundo
o texto, o desenvolvimento psicológico baseia-se no funcionamento da atividade
cerebral, mas não se restringe a ela, pois é um processo
histórico-cultural-social; e o psiquismo se constitui na síntese de múltiplas
determinações, sendo a formação do indivíduo e de sua identidade um processo
que se dá por meio das relações formais e informais na sociedade, na medida em
que ele, agindo no mundo e relacionando-se com os outros, constitui-se,
participando da construção da sociedade e da cultura (MACIEL e PULINO, 2009, p. 21-22).
Olá
ResponderExcluirBoa Tarde
Gostaria de saber se a educadora Dina Maciel ainda esta na UNB