quarta-feira, 30 de maio de 2012

Resenha do texto: A Psicologia, o Desenvolvimento Humano e o Ensino-Aprendizagem de Artes, das professoras da UnB Diva Maciel e Lúcia Pulino


Esse foi o primeiro texto estudado no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UnB, na disciplina A Psicologia e a Construção do Conhecimento e vem de encontro com a pesquisa a respeito do ensino de Arte pautado na Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa e na Base Nacional Comum Curricular de Arte para o Ensino Fundamental I, refletindo acerca das maneiras pelas quais as crianças aprendem. Ou seja, unindo Arte, Pedagogia e Psicologia Educacional.
Na primeira parte do texto, as autoras apresentam a disciplina e discorrem sobre fundamentos básicos da Psicologia e sobre o conceito de desenvolvimento humano e psicológico. Posteriormente, num enfoque mais específico, começam as reflexões acerca das contribuições dessa ciência no que diz respeito ao ensino-aprendizagem de Artes. E é a partir de então que o tema do texto se encaixa dentro de meu projeto de pesquisa, pensando a educação artística como produção humana e cultural, historicamente situada, que dá sentido e busca transformar as condições objetivas da vida social e individual (MACIEL e PULINO, 2009, p. 13) e abordando conceitos importantes para o professor, na sua função de promover o ensino e a aprendizagem, onde as autoras falam dos estudos sobre o processo de tornar-se humano e da identidade pessoal e social.
Nas páginas finais, as autoras discorrem especificamente sobre as contribuições da Psicologia na formação do arte-educador, destacando a escola como instituição que tem papel muito importante na formação da identidade do indivíduo (e portanto deve-se considerar a relação entre as pessoas que lá se estabelecem) e a Psicologia do Desenvolvimento como um campo de investigação que estuda o indivíduo em seu processo de tornar-se humano, de desenvolver habilidades e ralações ao longo de sua vida, e a maneira como o aluno aprende, visando a promoção de sua aprendizagem por meio do estudo do momento de desenvolvimento em que se encontra, de sua idade e de seus interesses (MACIEL e PULINO, 2009, p. 20), que possibilitará o planejamento e a execução de estratégias e avaliações pertinentes, que atendam às necessidades dos alunos, visando o alcance dos objetivos.  
As autoras ainda salientam as questões históricas e sociais que perpassam as reflexões a respeito da Arte, dizendo que professores e alunos entram em contato com as produções artísticas das gerações anteriores, interpretam-nas, enriquecendo seu imaginário, e criando suas próprias (MACIEL e PULINO, 2009, p. 20), indo perfeitamente de encontro com as proposições de Ana Mae Barbosa em seu discurso sobre a Metodologia Triangular, que prevê o ensino da Arte pautado em três pilares: a História da Arte, a leitura de obra e o fazer artístico.

Portanto, segundo o texto, o desenvolvimento psicológico baseia-se no funcionamento da atividade cerebral, mas não se restringe a ela, pois é um processo histórico-cultural-social; e o psiquismo se constitui na síntese de múltiplas determinações, sendo a formação do indivíduo e de sua identidade um processo que se dá por meio das relações formais e informais na sociedade, na medida em que ele, agindo no mundo e relacionando-se com os outros, constitui-se, participando da construção da sociedade e da cultura (MACIEL e PULINO, 2009, p. 21-22).

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